5 motivos para adotar um cão adulto

U Milena Costa    t 28 de dezembro de 2017


Ter um filhotinho em casa é sim maravilhoso, eles são fofos, mas filhotes dão muito trabalho. Cães adultos podem ser a melhor opção para várias pessoas, e existem várias formas diferentes de adotar um cão adulto.

Nesse artigo você conhece 5 incríveis motivos para adotar um cãozinho adulto e conhece as formas de como fazer essa adoção, adotar enche sua casa de muito mais amor, pois você salvou uma vida.

cão vira-lata

O tamanho não será problema

Acontece de comprar ou adotar um filhote e aquela fofurinha crescer demais, acontece inclusive de você comprar um filhote de raça de porte médio e o cão crescer além da conta por algum motivo.

Quando você adota um adulto o tamanho é aquele e não vai mudar, portanto, você não terá problemas com o orçamento ou espaço. Ou seja, adotando um cão já adulto você não vai se surpreender e todo o seu planejamento vai dar certo.

cão vira-lata

Personalidade formada

O cachorro já cresceu, já aprendeu as coisas que tinha para aprender na vida e se você levar para casa um cão dócil, tranquilo e que é sociável, você não terá que colocar diversas técnicas e ter muita persistência para educar o cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre apadrinhamento de cães

Vale ressaltar que se o cãozinho já aprendeu algum comportamento indesejável, é possível sim mudar isso e não é nenhum bicho de sete cabeças como muitas pessoas acreditam que é. Usar reforço positivo para que ele aprenda o comportamento desejado é uma solução simples que resolve o problema tranquilamente com repetição.

cão feliz brincando

Mais calmos

Cães adultos costumam ser mais calmos, depende da raça sim, mas no geral os cães adultos não tem mais a energia que os filhotes tem, não ficam tão curiosos fuçando tudo, pois já conhecem as coisas.

Isso não significa que não sejam divertidos, muito pelo contrário, eles vão adorar brincar e se divertir na nova casa, mas ao contrário dos filhotes eles já sabem que morder machuca e podem não brincar mais de morder, ou morder com baixíssima intensidade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu comportamento pode influenciar a personalidade do seu cão

O que para muitos é ótimo, já que a fase de educar o filhote sobre como é aceitável brincar e lidar com toda aquela energia o tempo todo é um problema.

cão dorme sozinho na cama

Mais independentes

Enquanto os filhotes costumam chorar, tem medo de ficar sozinhos e dão todo aquele trabalho principalmente com a choradeira de madrugada ou por outros motivos, os cães adultos não tem grandes problemas em ficar sozinhos por um curto período de tempo.

Eles conseguem levar essas situações de forma melhor e se você quer um cão, mas não vai ter o tempo que um filhotinho precisa, adotar um cão adulto é a saída ideal, afinal eles já sabem melhor como as coisas funcionam e não vão precisar de você o tempo todo.

Eles são muito amorosos

cão lambendo dono

Quem acha que adotar um cão adulto não é uma boa ideia porque não vai criar com ele a ligação afetiva que criaria com um filhote, esse é um grande engano.

Imagine que você vivia numa casa cheia de cães abandonados ou nas ruas e de repente uma pessoa te leva pra casa dela, te dá comida, água fresca, carinho e um lugar para viver, brincar, dormir e te leva pra passeios incríveis, te dando muito amor e tudo o que você precisa. Você vai ser grato e gostar dessa pessoa, não é?

cão no colo do dono

Os cães são animais extremamente sensíveis, eles mostram carinho e afeto por quem cuida deles, e adotar um cão adulto, principalmente se você o retirar de uma vida difícil, vai fazer não só bem ao cão, como a você mesmo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como os cães demonstram amor aos humanos

Alguns cães podem sim carregar uma bagagem de abandono e maus tratos que os façam ter medo de humanos ou não se sentir tão à vontade conosco no início, mas no geral eles compreendem logo o carinho que estão recebendo e retribuem com muito amor.

Como adotar um cão adulto?

cão e tutor

As ruas e abrigos estão cheios de cães que adorariam ter um lar e uma família. Você pode entrar em contato com abrigos da sua região ou se apaixonar por algum peludinho que esteja na rua e resgatá-lo.

Também existem outras formas de adquirir um cão adulto, como adotar matrizes aposentadas de canis, ou cães que trabalhavam ao se aposentarem, como cães guias, cães policiais, de resgate, terapeutas.

Vale lembrar que ao adotar um cão aposentado ele já terá entrado na idade idosa, mas isso não significa que não existam vantagens, afinal são cães adestrados, extremamente equilibrados e obedientes. E com certeza será uma jornada tão emocionante e cheia de amor quanto se fosse um filhotinho.

Artigos Relacionados


Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: