Alimentação de cães idosos deve ser mais equilibrada

Assim como com os humanos, quando a idade pesa para os cães eles também precisam de cuidados mais específicos, e os cães idosos precisam de uma alimentação ainda mais equilibrada para evitar ou lidar com possíveis doenças.

Com todos os cuidados os cães idosos podem continuar cheios de energia e vão continuar enchendo sua casa de amor e carinho, infelizmente muitos cães são abandonados nessa fase da vida, por isso vale lembrar que abandono de animais é crime, se você não se imagina cuidando de um cão idoso então não adquira um filhote.

Quando mudar a ração
Os cães começam a ser considerados cães idosos com 7 anos de idade, a partir dessa idade a ração deve ser modificada aos poucos, iniciando com 80% da antiga ração e 20% da nova, misturando as rações e aumentando a ração nova e modificando a antiga aos poucos a cada semana, até oferecer apenas a nova alimentação.

Ração
Existem rações específicas para cães idosos, que são rações mais fáceis de mastigar e nutrientes específicos para cães de mais idade, várias marcas possuem essas linhas, só será necessário usar outro tipo de ração por recomendação veterinária, por exemplo, no caso de cães diabéticos.

O ideal é oferecer a ração para o seu cão duas vezes por dia, oferecendo a ração sempre em porções específicas para o tamanho do seu cão e sem exageros, pois é muito comum que os cães fiquem obesos nessa idade pelo descontrole dos tutores.

Acabe com os hábitos ruins
Se até a velhice do cão você ainda não acabou com os hábitos ruins então é extremamente necessário acabar com todos eles agora. Nada de continuar dando um pedacinho do seu almoço ou do seu lanche pro seu cachorro.

Ainda existem pessoas que dão pão e café para o cachorro todo dia, ou os restos do almoço da família, esses alimentos são muito prejudiciais para o organismo do cachorro e por isso é muito necessário parar com esses hábitos.

Troque biscoitos por petiscos naturais
Cães idosos ainda querem comer uma coisinha diferente e vão continuar pedindo sempre que virem você com alguma comidinha, mas dar biscoitinhos e petiscos durante a fase idosa não é uma boa ideia.

Isso porque esses biscoitinhos podem desequilibrar a alimentação do cão e até ajudar ele a cair na obesidade, portanto pare de dar biscoitos e para seu cãozinho não enjoar de só comer ração comece a dar petiscos naturais.

Obviamente que não é indicado exagerar até mesmo com os petiscos naturais o cão pode ficar obeso ou passar mal, então você pode dia sim dia não dar um petisquinho para o seu cão, pode ser pedacinhos de cenoura, frutas como morango, banana, mamão, verduras também são uma ótima pedida.

A grande dica na questão de implementação da alimentação é investir em fibras e proteínas e evitar sódio e gorduras, por isso jamais dê sua comida para o cão.

Dica importante
Se seu cachorro ainda não é idoso, essa é a hora de deixar a rotina e a alimentação dele ainda melhor agora para ele não sentir tanto a mudança na fase idosa, invista em atividades físicas, alimentação equilibrada e sempre muita hidratação, a água é essencial, e ajuda a evitar diversas doenças que podem aparecer na fase idosa.

Fonte: Webcachorros
Foto: Internet

email
Deixe seu comentário: