Aprendizado dos cães: Associação e Recompensa

cão com petisco

O aprendizado dos cães é mais simples do que se imagina e você pode entender de uma forma que te ajude a melhorar sua relação com seu cão. Tanto para melhorar o adestramento dele. Como para outras situações que podem ir da relação entre vocês até mesmo melhorando comportamentos e extinguindo comportamentos que você não gostava antes.

Aprender sobre o aprendizado dos cães vai te ajudar até mesmo a deixar seu cãozinho mais feliz. Pois ele vai entender o que você quer e vai conseguir agradar e assim ser bem recompensado. Por isso continue lendo esse artigo e melhore a sua relação com o seu peludo.

Aprendizado dos cães

Como começar o adestramento

Os cães não falam a nossa língua, mas é totalmente possível que cães e humanos se entendam. Principalmente por que o sistema de aprendizado é parecido para nós e para eles. Por isso você vai conseguir melhorar a comunicação com seu peludo entendendo como ele aprende.

Antes de tudo é preciso aceitar que o reforço positivo é a única forma aceitável de adestrar e de lidar com os cães. E isso não significa deixar seu cão fazer o que ele quiser. Pelo contrário. Significa respeitar o cão e melhorar seu relacionamento com ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o uso de brinquedos no adestramento dos cães

Associação

Aprendizado dos cães

Os cães aprendem muito por associação, assim como nós. É bem possível que em algum momento da sua infância você tenha passado por uma experiência desagradável e isso tenha feito você criar aversão por algo.

Um exemplo simples é aquele professor de uma matéria difícil que o fez escrever no quadro algo que você não entendeu e aquilo fez você criar aversão pela matéria. Ou até mesmo cair em uma piscina sem saber nadar o fez ter medo até hoje de tentar nadar.

Com os cães acontece a mesma coisa. É aquela primeira experiência assustadora com um carro ou outra coisa barulhenta que o faz morrer de medo daquilo o resto da vida. Ou até mesmo uma palmadinha que faz o cão morrer de medo do tutor sempre que ele pega o chinelo.

Mas esse aprendizado dos cães também pode ser para algo bom. Eles entendem, por exemplo, que brincar e passear é ótimo. E que sempre que você pega a guia vocês vão ao parque. Então ele sabe que a guia é algo bom.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre 5 dicas para deixar o cão sozinho em casa

Recompensa

cão com petisco

O aprendizado dos cães também tem a ver com a recompensa. Ou seja, ele sabe que ganha um petisco depois que senta, após aprender esse comando. Então é bem provável que o cão sente sempre que te veja com um petisco na mão.

Então é a consequência da situação que o agrada, é o que ele vai ganhar depois de fazer o que você pede, que o faz aprender rapidinho o que fazer. Mas obviamente isso vai depender da sua persistência. Geralmente os cães – dependendo de cada cão – demora algumas repetições para aprender um comando.

Mas isso pode ser usado também para fazer o cão ficar tranquilo. Ou para ensiná-lo a não subir no sofá. Ou até mesmo outras coisas que você queira ensinar ao seu cão. E não precisa ser sempre petisco. Pode ser um carinho, um brinquedo. Coisas que o cão realmente goste.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar o cão a morder apenas o brinquedo

Recompensa no adestramento

Aprendizado dos cães

A recompensa no adestramento usa o aprendizado dos cães em suas duas formas. O cão associa o comando a algo bom, pois a recompensa é boa, ele ganha algo que gosta. Isso é reforço positivo.

É a melhor forma de adestrar os cães e de ensinar qualquer coisa que você queira ensinar ao seu peludo. Desde o comando mais básico senta, até as coisas mais complexas, como pegar objetos ou não fazer algo.

O importante é que adestrando e educando seu cão dessa forma, você melhora o seu laço de afeto com ele. Ajudando o cão a ser um peludo feliz, tranquilo, saudável e equilibrado psicologicamente.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: