Brinquedos e instintos: Brinquedos que parecem bichos podem tornar cães agressivos?

Se você se pergunta sobre a relação entre brinquedos e instintos dos cães, não é o único. Muita gente se pergunta sobre essa relação. E vão mais longe. Alguns tutores se perguntam ainda se os brinquedos parecidos com bichos podem aguçar certa agressividade nos cães.

Outras perguntas também são comuns. Como, por que os cães destroem e sacodem os brinquedos? Ou, por que meu cão gosta tanto de brinquedos que apitam quando ele morde? Esses questionamentos podem deixar alguns tutores um pouco preocupados.

Mas não tem com o que se preocupar. As respostas infelizmente não são as mais precisas. Mas algumas teorias podem dar explicações para todos esses questionamentos. Nesse artigo vamos falar desse assunto e esclarecer as dúvidas mais preocupantes.

Brinquedos com apitos

filhote brincando

Nem todos os cães gostam de brinquedos que apitam. Alguns gostam, mas outros se assustam e procuram manter distância do brinquedo barulhento. A explicação de uma teoria para isso seria que o cão inconscientemente relembrasse dos seus antepassados que caçavam.

Estaria aí uma relação entre brinquedos e instintos. Quando os lobos abocanhavam suas presas elas gritavam e isso nos brinquedos pode reavivar os instintos de caça. Mas não tem com o que se preocupar, o cão não está se preparando para atacar ninguém. Pelo contrário.

O cãozinho apenas sentiria prazer na brincadeira. O que explica que muitos cães adoram esses brinquedos, mas continuam animais dóceis e amorosos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Pelúcias em formato de bicho

filhote brincando

Outra preocupação de alguns tutores é que deixar o cão brincar de destruir brinquedos em formatos de bichos os deixaria mais agressivos. Bom, geralmente os brinquedos são ursinhos e outros animais que o cachorro dificilmente veria na vida real.

Ainda assim o cão não distinguiria que aquela pelúcia é um bicho. Mas apenas um brinquedo para se divertir.  A preocupação aqui é que o cão engula partes do brinquedo. Mas não se registrou nenhum caso de cão que tenha se tornado agressivo após brincar com pelúcias.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães que eram dóceis e se tornaram agressivos

Por que os cães sacodem os brinquedos?

cão com brinquedo de escovação

Sacudir os brinquedos pode ser algumas coisas, brinquedos e instintos tem uma relação. E geralmente pode ser uma recordação das coisas que a mãe o ensinou. Geralmente o ato de sacudir os brinquedos na boca quer dizer que o cão está se divertindo. Mas também pode ser um sinal de raiva e frustação.

É preciso então prestar atenção em todos os sinais corporais que o seu cãozinho dá. Se ele sacode o brinquedo com o corpo rígido e cauda e cabeça parados, então pode ser um sinal de alerta para você. Ele pode sim estar descontando uma raiva de forma agressiva no brinquedo. Recomendasse buscar a ajuda de um bom especialista em comportamento animal.

Se o cãozinho sacode o brinquedo de forma relaxada e balança a cauda. Se ele olha para você, chama para brincar. Então o cão provavelmente só está se divertindo. E não tem nenhum problema nisso. Você só precisa conhecer e observar o seu cachorro.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre a importância da alimentação equilibrada para os cães

Os cães podem se tornar agressivos?

Brinquedos e instintos

Nunca se registrou nenhum caso em que a relação entre brinquedos e instintos desencadeasse agressividade em cães. Muito pelo contrário. Quanto mais brincam, mais os cães se demonstram dóceis e carinhosos.

É importante proporcionar uma vida saudável para o seu peludo e ajuda-lo a ser tranquilo. Como fazer isso? Tendo tempo para brincar e se divertir com ele, passear, alimentação balanceada. Diversão e socialização.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: