Cães ciumentos: Saiba como lidar e evitar esse problema

Quem tem cães ciumentos geralmente não sabe o que fazer. É desconfortável não apenas para o tutor ver o cachorro irritado sempre que o dono se aproxima de outros animais ou pessoas. Mas também é triste ver seu cãozinho passando por uma situação de estresse dessas.

Nós sabemos que não é saudável e também precisamos descobrir como fazer para melhorar essa situação. Também é importante descobrir como evitar essa situação. Afinal qualquer um pode passar por esse tipo de situação. Aprenda sobre cães ciumentos, como lidar e como evitar esse problema.

Possessividade

Cães ciumentos

Os cães podem desenvolver possessividade, não só em relação ao tutor, mas também em relação a objetos e a locais. Geralmente esses cães são mimados, foram pouco educados e pode acontecer de também não serem castrados. Os hormônios pode piorar a situação.

Esses cães ciumentos enxergam a aproximação de outros animais e pessoas como uma ameaça. Podendo ser alguém que vá tirar deles o que eles consideram algo deles. No caso o seu tutor. Esses cãezinhos precisam de cuidados importantes. Geralmente são cães pequenos, muito mimados e que ninguém leva a sério quando ele fica mais agressivo.

Cães carentes

cão com ciume

Pode depender da raça, já que algumas raças sofrem mais com a separação. Pode depender também da criação e do costume do cão. Um cãozinho que passe o dia todo sozinho com o tutor, por exemplo, está acostumado a essa realidade. Se a realidade muda drasticamente ele pode se sentir desconfortável.

Os cães muito carentes costumam chorar muito quando não podem estar em contato com o tutor. Eles geralmente adoram lamber e ficar bem perto. E não são só os cães pequenos, muitos cães grandes e pesados também podem ser bem carentes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre psicologia canina e como aplicar em casa

Sinais de cães ciumentos

cão emburrado

Confira aqui alguns dos sinais mais comuns de cães ciumentos. Mas vale lembrar que não é sempre que o problema desses cães é ciúmes. Dependendo do quadro no geral pode ser outra coisa. Fique atento a todos os possíveis sinais do seu cãozinho e converse com um profissional em comportamento canino se achar necessário.

  • Tentam chamar atenção
  • Se demonstram incomodados com a aproximação de desconhecidos
  • Costumam seguir o tutor o tempo todo
  • Rosnar quando o tutor se aproxima de outra pessoa ou animal

Curiosidade canina

Cães ciumentos

Nem sempre o que o dono acha que é ciúmes de fato é isso. Se o seu cãozinho ficou te olhando quando você abraçou ou beijou alguém, ele pode apenas estar curioso sobre essa atitude e tentando entender o que está acontecendo.

Geralmente quando estamos com o cachorro é ele que nós abraçamos, beijamos e damos mais atenção. Então ele pode encarar como novidade quando vê você com outra pessoa ou animal. Não necessariamente será ciúmes, pode ser só curiosidade.

Educando o cão

cão adulto e filhote

É importante educar os cães, já falamos bastante disso. Como você educa seu cão quando filhote vai refletir no comportamento dele quando adulto. Evitar problemas com cães ciumentos pode ser bem simples.

Já que os cães geralmente tem atitudes negativas nesse quesito quando querem atenção. Então o ideal é não dar atenção quando eles fazem algo que você não gostaria. Como rosnar para outra pessoa com quem você está falando ou chorar muito.

Também é importante que você dê atenção suficiente ao seu peludo. Eles são animais muito sociáveis e precisam dessa atenção. Então faça o possível para evitar que ele possa desenvolver esses comportamentos.

Se você tem mais de um cão é importante dar atenção por igual para os dois. Se um é mais carente e o outro mais independente você pode focar no mais necessitado. Mas é bem importante que os dois ou mais se sintam confortáveis e amados dentro da família.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre raças brasileiras que talvez você não conheça

Lidando com o problema

cão repelindo outo cão desconhecido

Depois que o problema já está acontecendo e precisamos lidar com cães ciumentos. As atitudes básicas não mudam muito. Ainda é importante não encorajar comportamentos ruins. Se você dá atenção a ele quando ele fica agressivo com alguém para chamar sua atenção, então ele vai repetir isso cada vez mais.

Jamais incentive os comportamentos negativos. Comece a ficar atento ao que deixa ele incomodado e aos poucos introduza como uma situação positiva. Quando chega alguém e geralmente ele iria latir e tentar afugentar a pessoa, antes dele agir assim dê atenção e petiscos. Faça ele associar os outros a algo positivo e não negativo como antes.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como adestrar dois cães ao mesmo tempo

Dica

cão e dono

O que você jamais deve fazer com seu cão é dar broncas, xingar, bater ou acorrentar. Essas coisas nunca são boas. Nem adianta dar bronca em uma situação assim, pois ele só vai associar a presença de terceiros a algo negativo.

Então se esforce e se achar necessário peça o acompanhamento de um profissional. Lembrando sempre que violência contra animais é crime previsto em lei e jamais se deve agredir animais física ou psicologicamente.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: