Cães descriminam pessoas por características físicas?

ensinar o cão a não pular

Muita gente afirma que seu cão é preconceituoso, mas será que cães descriminam pessoas por características físicas? O comportamento que gera esse questionamento em alguns tutores é fácil de ser explicado.

Nesse artigo você descobre sobre como funciona a mente dos cães e se é possível que eles descriminem pessoas por suas características físicas.

Cães descriminam pessoas?

O conceito de preconceito e discriminação por características físicas é algo humano. Animais no geral não demonstram se importar com isso. Cães saudáveis e equilibrados não demonstram sinais de discriminação.

Cuidados com a castração

Cães são animais muito sociáveis e quando um tutor acredita que seu cão está dando sinais de preconceito. O cão na verdade pode estar com medo ou assustado por alguns motivos. Se você tem um cão que costuma não ficar confortável com determinado tipo de pessoas, você vai entender nesse artigo quais as causas de tal comportamento.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que cães olham fixamente para o dono

O cão nunca viu alguém daquele jeito

Um cão que não sai muito, que não vê muitas pessoas além de sua família, pode se sentir desconfortável ao ver alguém diferente. Um cão que nunca viu crianças, pessoas de determinada cor, ou até pessoas obesas ou em cadeiras de rodas, pode estranhar ao ver pessoas assim. Pois são características que ele nunca tinha visto antes.

Cães descriminam

Não significa que o cão seja preconceituoso, e latir ou estranhar tais pessoas não significa que ele não goste de pessoas assim. Ele apenas pode estar curioso ou com medo da novidade. Quanto mais o cão for socializado desde cedo, menos comportamentos assim ele vai ter. Se você acha que cães descriminam pessoas, ele pode apenas estar curioso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Tutor inseguro com pessoas

Se um cão nunca viu alguém muito alto, e o seu tutor se demonstra inseguro com aquela pessoa, o cão pode desenvolver um comportamento de aversão a pessoas altas. Não estamos acusando nossos leitores de preconceito de qualquer jeito, mas se você não gostar de alguém, o cão pode associar alguma característica física a sua reação e não gostar de pessoas assim.

cão passeio

Vale lembrar que cães leem muito bem as nossas expressões, eles associam nossas reações ao que é bom ou não. E podem sim não gostar de pessoas com determinada característica por associá-las a uma reação sua. Principalmente se essa reação se repetir.

Experiências ruins no passado

Essa é uma das coisas mais tristes que pode acontecer. Se o cãozinho sofreu maus tratos de alguma forma, ele pode associar determinada característica daquela pessoa a coisas ruins e desenvolver aversão a todos que apresentem aquela característica.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães com medo de carro e como evitar esse problema

Por maus tratos pode ser abandono, agressão, não receber comida de um antigo tutor. Como já foi falado sobre medo de carros quando o cão teve uma experiência ruim. O mesmo pode acontecer com pessoas.

cão triste

Como contornar esses comportamentos?

A melhor forma de evitar e lidar com tudo isso é socializando o cão. Os cães precisam conhecer e socializar com todo tipo de pessoas e animais desde cedo. Se não foi possível fazer isso enquanto ele era filhote, então é necessário começar.

Primeiro você deve entender que mesmo que de forma muito discreta ou sem querer, você desaprove ou não goste de alguém, o cão vai saber, e pode associar isso a alguma característica.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como lidar com cães antissociais com visitas

cão brincando

Então esteja livre qualquer sentimento negativo em relação as pessoas, pelo menos enquanto estiver com seu cão. Assim você o ajuda a socializar melhor, estimule seu peludo a brincar e interagir com todo tipo de pessoas. Com outros cães e animais também.

E sempre demonstre se sentir confortável e alegre com eles. Assim seu cãozinho vai se sentir mais seguro para se aproximar e interagir com essas pessoas, ou com outros animais.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: