Cães preferem pessoas mais cooperativas com a comida

cão pedindo comida

Segundo pesquisa os cães preferem pessoas mais cooperativas com a comida. Isso significa que eles apresentam preferência por pessoas que são mais abertas e dão mais comida a eles. Então entenda nesse artigo um pouco mais da relação dos cães com a comida e como você pode usar isso a seu favor.

Vale ressaltar que o amor e carinho deles não deixa de ser genuíno por isso. Apenas demonstra que são mais espertos e conseguem realizar atitudes visando seus interesses.

Pesquisa

cão com petisco

O estudo foi realizado por pesquisadores suíços e publicado na revista Animal Cognition. O estudo foi realizado com cães de 27 raças entre 1,5 e 14 anos de vida. Esses cães interagiram com duas moças.

A primeira pegava um petisco e dava aos cães. A outra apenas mostrava e depois guardava o petisco. Depois os cães foram adestrados para levar pessoas até uma caixa com comida.

Em outras interações com essas moças os cães precisavam escolher qual delas levar a uma de duas caixas. Em uma das caixas havia petiscos e a outra estava vazia.

cão pedindo comida

Quanto mais os cães interagiam com as moças de comportamentos diferentes, mais eles passavam a levar a moça que dava o petisco a eles até a caixa com comida e a moça que não dava o petisco até a caixa vazia.

Isso mostra que os cães possuem inteligência suficiente para entender quando uma pessoa é colaborativa e quando não é. E passam a dar certa preferência pela pessoa que vai ajuda-los a alcançar seus desejos.

Relação do cão com a comida

cão com petisco

Muita gente diz seu cão parece um morto de fome. Que não entende como um animal bem alimentado pode estar sempre disposto a comer mais. Bom, a maioria dos cães apresenta esse comportamento mesmo.

Acontece que os instintos dos cães vem dos seus ancestrais os lobos. Os lobos precisavam caçar sua comida, encher a barriga e ficar firme até conseguir comer novamente. Eles precisavam aproveitar todas as chances de se alimentar.

Embora façamos o possível para alimentar bem os nossos cães, eles ainda mantem esses instintos, mesmo sem necessidade. Além de que é inegável que comidas saborosas chamam atenção. Por isso cães preferem pessoas que dão comida, por ser algo importante.

Como o cão manipula o humano

Cães preferem pessoas

Todos os animais buscam que seus interesses sejam preservados. Isso não seria diferente com os cães. Os cães preferem pessoas mais abertas em relação a comida, por esse ser um recurso importante para eles.

Se você tem um cão que gosta de ficar perto daquele seu amigo ou familiar que sempre dá um pedacinho de comida para ele. Isso não significa que ele ama menos você. Ele só está procurando pelo que favorece o interesse dele.

Confira também o nosso artigo sobre a importância da alimentação equilibrada para os cães

cão e dono

Ao longo do tempo os cães aprenderem métodos para manipular os humanos e conseguirem o que querem. Um deles é a carinha de pidão e passar a patinha de um jeito fofo na sua perna pedindo um pedaço do seu almoço. Se isso der certo eles vão continuar fazendo.

Outros cães acabam não conseguindo desse jeito, então eles passam a vocalizar. Latindo incessantemente para conseguir a comida. No fim das contas, se o humano ceder e der a comida. O cão terá tido sucesso em sua forma de manipulação do humano para conseguir o que quer.

Como usar a comida a seu favor

Cães preferem pessoas

Uma das melhores formas de tentar resolver o problema é usando a comida ao seu favor. Use petiscos e comidinhas diferentes, mas que estejam liberadas para o seu cão. O ideal é nunca dar a comida quando ele pede.

Oriente amigos, familiares, seja outras pessoas que morem na casa ou visitas a não dar comida ao cão. Se você achar que é uma pessoa que não vai ser compreensível, então diga que o peludo está proibido pelo veterinário de comer comida humana, ou que ele passou mal. Infelizmente algumas pessoas não levam adestramento a sério, obedecendo apenas questões graves de saúde.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir com cães que pedem comida

Cães que pedem comida

Já sabemos que a comida é um recurso importante e o cão vai tentar manipular os humanos para conseguir uns petisquinhos. Por isso cães preferem pessoas mais cooperativas. Então o ideal é que você consiga condicionar o cão a fazer coisas que você quer para ele ganhar a comidinha.

Dando o petisco apenas quando ele faz as coisas que você quer. Assim o peludinho vai começar a repetir cada vez mais os comportamentos desejados. E assim todo mundo sai ganhando.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: