Cães que choram pela manhã

É muito comum ver tutores reclamando de cães que choram pela manhã. Geralmente a pessoa aceita aquilo nas primeiras noites dos filhotes, mas depois começa a ficar completamente incomodado. Muita gente não sabe como lidar e acaba tendo atitudes erradas que podem assustar o cão ou até reforçar esse comportamento.

Nesse artigo você aprende sobre esse comportamento e como evita-lo. É possível que cães adultos também desenvolvam esse comportamento sem o ter quando filhote. Você vai entender com esse artigo sobre o assunto. Saiba como lidar com cães que choram pela manhã da forma correta e mais saudável para o peludo.

Causas

Cães que choram

Os cães assim como as pessoas podem se acostumar a fazer coisas sempre nos mesmos horários. Os cães, na verdade, são muito propícios a desenvolver esse comportamento. Sempre fazendo as coisas nos mesmos horários, pois eles adoram rotina.

Quando um filhote chega a uma casa, ele acabou de ser separado da mãe e irmãos. Ele se sente sozinho em um lugar que não conhece. Então ele chora por medo e solidão. Quando o tutor dá ao filhote o que ele quer quando ele chora –dá companhia- o filhote passa a entender que basta chorar para conseguir coisas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre as fases da vida dos cães

Cães adultos também podem aprender a chorar para conseguir coisas. Principalmente quando o tutor vem todo meloso assim que o cãozinho começa a chorar. Então ele chora para chamar atenção.

cão triste

  • Precisa de algo

Geralmente os cães não choram a toa, costumam estar precisando de algo. Ou seja, quando uma pessoa não deixa o cão dormir no mesmo quarto que ela. O cão pode chorar pela manhã por estar com fome, pela água ter acabado. Às vezes por estar preso em uma área longe do local onde ele faz suas necessidades.

E por último e um grande motivo para cães que choram pela manhã fazerem seus grunhidos e até latirem. Os cães são animais extremamente sociáveis. Eles nasceram para viver em matilha, acompanhados.

Quando um tutor deixa o cão longe dele, e o cãozinho passa a acordar em determinado horário e não ver ninguém. Então ele chora por solidão. Chamando para que o tutor apareça e fique com ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre consciência animal e entenda se cães possuem consciência

Como lidar

cão no colo

É compreensível que os tutores se incomodem com esse comportamento. Principalmente se o cãozinho costuma acordar mais cedo do que o tutor precisa levantar. Mas é preciso paciência para lidar com qualquer coisa relacionada aos cães.

Cães que choram pela manhã geralmente são muito sensíveis. Então se você decidiu que o cãozinho vai precisar dormir longe do seu quarto, é o momento de entender quais as formas que você pode usar para evitar o choro pela manhã.

Na noite anterior certifique-se de que ele vai ter tudo o que precisa quando acordar. Acesso ao espaço para fazer suas necessidades, água e uns brinquedinhos. Se o problema do seu cão era esse, provavelmente ele vai parar com o choro.

filhote

O segundo passo é ter uma rotina de alimentação para o cão. É ideal que se tenha rotina para tudo, mas no caso da comida, o cão pode chorar por estar com fome. Não é aconselhável deixar comida no pote por muito tempo, pois pode ser infectada por parasitas e pequenos animais.

Tenha um horário para colocar a alimentação do seu cão, o da manhã e o da noite. E fique ligado para não dar a ração assim que ele chorar. Tenha o horário correto e tente só servir a refeição quando ele estiver calmo.

Lidando com solidão

É preciso ignorar o cãozinho quando ele chorar. Não dê atenção para ele enquanto ele chora. De preferência não saia do quarto ou não se dirija ao local que ele está enquanto ele estiver grunhindo e latindo.

ter cão dividindo apartamento

Pode ser bem difícil no início. Mas você só deve dar atenção –olhar, falar ou tocar no cão – quando ele estiver tranquilo. Fazer essas coisas enquanto ele chora só reforça o choro. Pois ele entende que ganha sua atenção ao chorar e vai repetir.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar recompensas e petiscos corretamente no adestramento

O que não fazer

Além de como foi explicado acima, não reforçar o choro dando atenção ao cãozinho enquanto ele chora. Também é preciso entender que algumas outras atitudes não ajudam nenhum pouco.

cão com dona

Jamais grite com o seu cão. Ele pode entender a bronca de duas formas, a primeira é que mesmo de uma forma ruim, pelo menos você está lá então ele vai continuar chorando para te ver.

A segunda é o cão ficar assustado e passar a ter problemas de comportamento. Ficar com medo de você e até tentar se afastar de você. Cães precisam de laços de confiança e carinho. Se você grita com ele, ele pode querer distância de você.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre porque não se deve acorrentar cães

O mesmo vale para agressão física. Infelizmente algumas pessoas ainda batem nos seus cães. Vale ressaltar que isso é crime, e não ajuda nenhum um pouco, podendo fazer o cãozinho se tornar agressivo na tentativa de se defender. Também não se deve acorrenta-los, isso é cruel e traz uma série de problemas para os cães.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: