Cães também sofrem com o tempo seco

O tempo seco pode causar problemas para saúde do seu animal, principalmente para cães filhotes ou idosos. Os adultos com doenças cardíacas, respiratórias ou alérgicas, necessitam de muito mais atenção.

Com a baixa umidade do ar, vírus e as bactérias se instalam no aparelho respiratório de cães e gatos com maior facilidade e causando infecções em diferentes partes do corpo.




Os principais sinais apresentados são: dificuldade para respirar, tosse, secreção nasal, espirros, cansaço, boca seca e desidratação, além de coceira e secreção nos olhos. Com um quadro agravado eles podem apresentar gripe (traqueobronquite canina) – ou outras complicações.

Os olhos também apresentam problemas que precisam de limpeza com soro fisiológico ou água filtrada várias vezes ao dia e lubrificação com colírios específicos para animais com olho seco ou outras doenças oftálmicas.




A incidência de carrapatos também aumentam nesse período, o problema não é relacionado diretamente com a baixa umidade, mas sim com a grama seca, que é ideal para a proliferação de carrapatos. Recomenda-se o tratamento preventivo contra o parasita.

É recomendado fornecer muito líquido para os animais durante todo o dia, evitar passeios em horários de sol em que há a menor taxa de umidade do dia, manter o ambiente sempre umidificado com toalhas molhadas, bacias com água ou umidificadores de ar.




Fique atento se o seu bichinho está comendo bem, se continua ativo e brincando, ou a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.

A vacinação em dia é muito importante, principalmente a vacina contra a gripe!

Qualquer alteração que o seu animal não esteja habituado, leve-o ao veterinário para uma consulta!

Fonte: Vira-Latas
Foto: Internet

email
Deixe seu comentário: