Cinco sinais que seu cão precisa passear mais

Os cães nos dão sinais o tempo todo do que eles precisam, o tutor só precisa interpretá-los, mas muitas vezes os donos só interpretam o comportamento dos seus cães como “Ele não gosta de obedecer” ou “Meu cachorro é bagunceiro” colocando toda a culpa no cão.

Nesse artigo você encontra 5 sinais que o seu cãozinho vai te dar se ele estiver precisando passear mais do que os passeios que você está proporcionando para ele. Sempre se lembre que rotina é tudo para o cão, mas o nível de energia varia para cada um por isso seu cão vai precisar de uma rotina diferente do que o cãozinho do vizinho.

Ele fica agitado quando sai
Um cão que passeia pouco para o nível de energia dele sempre vai ficar agitado quando sair, isso por que os níveis de energia dele estão lá em cima, e se você não tornou o passeio uma rotina e sim algo casual será ainda pior.

Isso porque o cão vai entender que o passeio não faz parte da rotina dele, ele não vai entender como você quer que ele aja, ele só vai ver a rua, pessoas, outros cãe, e muitos cheiros e ficar agitado tentando entender e aproveitar tudo isso.

O cão destrói coisas da casa
Pode acontecer ocasionalmente de um cão equilibrado destruir uma almofada, isso porque cães são animais e não pessoas, coisas assim são ótimos passa tempo para eles. Mas se seu cãozinho vem destruindo que vê pela frente e se você encontra uma cena de guerra ao chegar em casa então é melhor repensar sobre os passeios.

Com tanta energia no corpo, misturada muitas vezes a ansiedade de separação, o cão procura coisas para passar o tempo, por isso ele vai correr pela casa e derrubar tudo, ou roer e destruir móveis e outros objetos da casa. É tudo uma questão de tédio e energia demais.

O cachorro está obeso
Se seu cão está acima do peso então ele precisa sim aumentar os passeios, isso porquê estar obeso não é nada saudável para os cães, e é um ótimo indicativo de que o cachorro não está realizando atividades físicas como deveria.

Como todos sabem os cães descendem dos lobos, e por isso estar em ótima forma para correr é algo que deveria ser natural para eles, afinal os lobos caminham e correm o tempo todo. Mas algumas raças tem maior propensão a desenvolver obesidade.

Fique atento ao peso do seu cãozinho e se a raça dele é mais propensa a desenvolver obesidade, nesses casos organizar melhor a rotina de exercícios e equilibrar a alimentação são atitudes ainda mais importantes.

O cão fica agitado a noite
Por não estar gastando a energia dele corretamente, já que não está passeando corretamente, o cão resolve dormir mais durante o dia e ficar acordado a noite, afinal o natural é que as pessoas saiam de manhã e voltem a noite do trabalho.

O cão passa a entender sua rotina e começa a trocar o dia pela noite, para estar acordado e alerta para te dar atenção e poder brincar quando você chegar. Quando você quer descansar e dormir e seu cão está agitado demais, isso é um sinal de que ele está com energia em excesso.

Latidos e pulos excessivos
Latir é normal, afinal cães são cães, e até cães adestrados gostam de pular nos donos, mas quando um cão late demais ou não consegue parar de pular no dono ou até em outras pessoas, isso está errado.

Com o tempo o cão aprende que pular não é aceitável e latir não é algo que eles gostem de fazer o tempo todo, latir e pular demais é um sinal claro de energia em excesso que precisa ser gasta, o cão está praticamente gritando que precisa passear.
Dica

A melhor dica que podemos dar é que você avalie o caso do seu cão, alguns cães possuem um nível de energia muito maior e precisam sair duas vezes ao dia, cães assim precisam correr para gastar energia, por isso são recomendados para atletas.

Se seu cãozinho está dando esses sinais coloque outro passeio na rotina dele ou comece a fazer atividades mais enérgicas, 20 minutos de passeio por dia não é suficiente. Se você não tem tempo pode contratar um dog walker para passear com seu cão.

O profissional dog walker coloca em prática técnicas para gasto de energia e estimular sentidos e socialização, o ideal é que cada passeio dure 1 hora e seja um momento que o cão realmente possa aproveitar.

Fonte: Webcachorros
Foto: Internet

email
Deixe seu comentário: