Como educar o filhote restringindo o espaço na casa

Piso certo

Muita gente fica perdido sobre como educar o filhote. Principalmente quando se fala em ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo. A técnica que falaremos nesse artigo é a de educar o filhote restringindo o acesso ao espaço dele na casa.

Por isso nesse artigo você aprende sobre como fazer para ensinar diversas coisas ao seu cão nos primeiros meses de vida dele. Assim o cãozinho além de muito mais feliz e saudável, conseguirá ter uma convivência bem tranquila com você quando for mais velho.

Por que restringir o espaço do filhote?

filhote

A primeira razão para restringir o espaço do filhote é que eles não tem controle da bexiga e do intestino. Não conseguem segurar até chegar ao tapetinho e por isso sai onde eles estiverem. Restringindo o espaço eles aprendem melhor sobre onde fazer as necessidades.

Outro motivo é que ter acesso ao resto da casa será uma recompensa. E por isso você vai começar a ensiná-lo que brincar sem morder, estar tranquilo, não roer coisas nem fazer as necessidades no lugar errado o fazem ficar mais tempo pelo resto da casa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sonhos e saiba se os cães também sonham

Como restringir o espaço

educar o filhote

O ideal é usar um separador de ambiente, deixa a situação mais prática. Você pode deixar esse separador dando acesso do cão apenas a um espaço menor como a cozinha e área de serviço. Assim o pequeno tem espaço suficiente para ele.

Também é bom lembrar de deixar tudo que ele precisa nesse espaço. Precisa ter brinquedos, o espaço para as necessidades com o local adequado, no caso o tapetinho higiênico. Também é preciso ter caminha e potes de alimentação e água. Sempre lembrando que o local do xixi deve ficar longe do espaço de dormir e comer.

Como educar o filhote

cão no colo

Para educar o filhote você vai precisar de muita paciência. Sim, a principal dica é que você seja muito paciente, isso por que os filhotes não são mesmo bem agitados e costumam morder e fazer coisas erradas.

Mas lembre-se de que eles são uma folha em branco, você só precisa coloca-lo no caminho certo. Para educar o filhote comece usando recompensas, pode ser petiscos sim, mas a sua atenção já é importante demais para o filhote e pode ser usada.

A ideia é simplesmente dar atenção quando ele está calmo e ignorá-lo quando ele está fazendo algo errado. Se o cão fez xixi no local errado, apenas limpe e o ignore. Quando ele fizer no local certo faça festa e dê carinho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados no verão com os cães

Quando liberar acesso a casa

cadela e filhote recém-nascido

O cãozinho verá ter acesso ao resto da casa como uma recompensa. É algo que ele quer e vai querer muito. Por isso coloque libere ele por mais ou menos meia hora todos os dias. Certifique-se de que ele já fez as necessidades dele. Para evitar que ele faça dentro de casa.

Quando liberá-lo deixe o brincar bastante pela casa. Brinque com ele e deixe que ele caminhe e brinque. Mas se o cãozinho fizer algo como morder sua mão, então interrompa a brincadeira e coloque-o de volta. Depois volte a dar atenção a ele, se o filhote voltar a morder volte a ignorar.

Quando o filhote estiver mais crescido, tiver mais controle das necessidades e tiver aprendido algumas coisas. Então pode liberar o acesso dele a casa o tempo todo. E não se esqueça de recompensar o cão na hora certa e ignorá-lo na hora que ele fizer algo errado.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: