Como socializar cães intolerantes com outros animais

cães primavera

Os cães intolerantes com outros animais podem deixar muitos tutores preocupados. E não é para menos, os donos querem que seus cães sejam felizes e tranquilos. E é muito estressante situações em que o cão encontra com outros cães e se demonstra incomodado, latindo, fugindo ou até avançando no outro cão.

Essa situação não só incomoda o dono como é muito estressante para o cão. Nesse artigo vamos falar desses cães que não tem apenas timidez, mas são intolerantes com outros animais. E saiba o que você pode fazer para ajudar seu peludo. Assim os dois podem levar uma vida mais tranquila e saudável.

O motivo da intolerância

cães intolerantes

Um cão inseguro, com um trauma como ter sido atacado por outro cão. Ou até mesmo com ciúmes do dono, pode atacar outro cachorro. Esses cães intolerantes por causa do medo geralmente são pequenos. Mas nada impede que um cão de grande porte ataque pelos mesmos motivos.

  • Falta de socialização

Cães pouco socializados, que não passeiam o suficiente. Cães de donos que não os socializaram quando filhotes. Esses animais geralmente se demonstram intolerantes a outros cães quando adultos. Isso por que não aprenderam a conviver com outros animais, podendo ser na verdade cães muito dóceis que apenas não sabem conviver com outros cães.

cão bravo

  • Hormônios

Fêmeas por perto, territorialismo, os hormônios podem colaborar para alguns cães não se darem bem com outros cães. Principalmente no caso dos machos, tornado os cães intolerantes. Mas esse motivo geralmente não é o único, sendo que se mistura com os outros.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como castração ajuda a acalmar os cães

Reforço positivo

O primeiro passo para ajudar seu cão a ficar mais calmo perto de outros cães é usando o reforço positivo. Leve seu cão para um passeio, próximo de um parque de cães, por exemplo. Mas sem entrar deixe-o olhar os outros cães.

cão com muitos petiscos

Quando o cão estiver calmo, ou seja, tranquilo, com o corpo relaxado, cauda balançando. Caminhando sem avançar nos outros cães ou sem olhar fixo para eles, então dê um petisco. Ele precisa sentir que é algo bom estar próximo de outros cães.

No início é ideal não se aproximar muito de outros cães. Vá diminuindo essa distancia e ficando cada vez mais próximo aos poucos. Sempre reforçando que ele fique bem tranquilo e recompensando a tranquilidade com petiscos e carinhos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como socializar cães tímidos com pessoas

Socializando o cão

cães intolerantes

Quando o cão estiver conseguindo chegar perto de outros cães com tranquilidade, então apresente-o a outros cães. Pode ser no parque mesmo, interagindo com outro cão. Ou com o cão de um amigo, que você pode pedir ajuda.

Dê preferência a cães tranquilos, se o outro cão também não for equilibrado não vai dar certo. Pois um pode se assustar com o outro e voltar a situação anterior.

Respeite seu cachorro

cão e dono

Não force, não o empurre para o outro cão, não puxe ou arraste ele pela coleira. É preciso muita paciência para lidar com cães. Principalmente em situações como essas com cães intolerantes com outros cães.

Tenha muita paciência, se demonstre sempre calmo, pois essa atitude vai ajudar seu cão. Não grite, não puxe, não o agrida, além de crime, nada disso vai o ajudar. Pelo contrário, só vai fazer o cão se sentir ainda mais desconfortável com a situação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como falar com os cães

Gaste a energia

dona correndo atrás de cão

Gaste a energia do seu cão e proporcione uma vida bem confortável. Assim ele não terá motivos para se estressar. Alguns cães passam o dia protegendo a casa de outros cães que passam na rua.

Isso por que eles não tem o que fazer, passam o dia sozinhos no terraço, sem brinquedos. Não tem problema criar o cão no terraço ou quintal, desde que seja espaçoso para ele. Mas dentro de casa ou no quintal, providencie um abrigo confortável e ocupação para que ele não se distraia “defendendo a casa”.

Procure um adestrador

Como começar o adestramento

Muitas vezes nos esforçamos e ainda assim não dá certo. Não se culpe por isso. Se você cometeu um erro está tentando ajudar seu cão agora e esse já é um ótimo passo. Mas infelizmente dependendo do cão e de vários outros fatores, pode não dar certo.

Nesse caso, ou caso tenha medo de colocar as dicas acima em prática sozinho. Você pode pedir a ajuda de um profissional. Um bom adestrador vai te ajudar a socializar seu cão intolerante com outros cães.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como começar o adestramento do seu cão

Mas fique atento para as técnicas do adestrador. Nada de enforcadores, jatos de água e puxões na guia. Procure um bom profissional que use reforço positivo e muito carinho, ele não apenas vai ajudar com o problema, como também vai ensinar você na prática a lidar com as dúvidas.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: