Conheça as causas de surdez em cães

U Milena Costa    t 19 de janeiro de 2018

Muitos donos não conhecem as causas de surdez em cães, ou imaginam que a maioria dos cães surdos já nascem assim. Acontece que muitos cães ficam surdos ao decorrer da vida, e não apenas na velhice.

Nesse artigo você tira algumas dúvidas sobre as causas de surdez canina e entende sobre cuidar do seu cão. Para evitar do melhor jeito possível que o seu cão possa ficar surdo ao decorrer da vida.

cães de orelhas cortadas

Surdez congênita

Muitos filhotes já nascem surdos, mesmo os cães de raça, isso por que algumas raças tem maior propensão à surdez. A chamada surdez congênita. Os cães também podem nascer com problemas de surdez devido à problemas do feto no útero.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sinais de que seu cão está perdendo a audição

Raças mais propensas à surdez

• American Staffordshire terrier
  • Beagle
  • Cão boxer
  • Border collieBull terrier
  • Walker foxhound
  • American Pit Bull Terrier
  • Cocker spaniel
  • Cão pastor
  • Dálmata
  • Inglês bulldog
  • Great Dane
  • Maltês
  • Doberman Pincher
  • Antigo cão pastor Inglês
  • Apontador
  • Scottish terrier
  • West Highland White Terrier

Infecções e surdez adquirida

Uma das causas de infecções nos ouvidos de cães é por entrar água, seja durante banhos, brincadeiras em piscinas, no mar e até mesmo quando o cão está tomando água.

A Otite canina é mais comum do que aparenta e pode acontecer facilmente. Um cão que costuma ter bastante otite pode sim ficar surdo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cuidar corretamente do seu cão na praia

Barulho, problemas da velhice e até mesmo acúmulo de cera sem os devidos cuidados. Tudo isso podem ser causas de surdez canina. A obstrução dos ouvidos é muito mais perigosa do que muita gente acredita.

limpando orelhas

Cães de orelhas caídas

Cães de orelhas caída costumam sofrer com otites. Principalmente os que têm orelhas muito grandes e caídas, pois eles costumam molhar as orelhas quando bebem água. Não significa que cães de orelhas caídas irão ficar surdos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre mudanças comuns nos cães idosos

Mesmo merecendo um cuidado a mais, eles não vão ficar surdos por causa das orelhas caídas. E essa é uma desculpa que muita gente usa para cortar as orelhas de seus cães. Mas não é assim, eles podem ser saudáveis e ouvir muito bem a vida inteira sem ter problemas, contanto que todos os cuidados sejam tomados.

causas de surdez

Precauções

É comum que cães que foram muito bem cuidados a vida inteira apresentem surdez na velhice. Esse problema pode vir de outros problemas de saúde. Mas o mais indicado é que você tome o máximo de cuidado para que seu cão não tenha infecções no ouvido ao longo da vida.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como limpar as orelhas dos cães

O indicado é usar bebedouros que evitem que as orelhas dos cães caiam dentro da água. Isso para os cães que possuem orelhas caídas. Mas os cães de orelhas curtas ou em pé também estão sujeitos a sofrer com infecções, principalmente se os banhos foram dados sem cuidados com as orelhas.

limpando orelhas

É importante secar bem as orelhas dos cães após o banho, e checar se estão limpas pelo menos uma vez na semana. Também fique atento para manter as orelhas secas durante brincadeiras em piscina e no mar.

Adote cães surdos

As causas de surdez canina são várias, mas como dissemos, a principal é a surdez congênita. Claro que quando se compra um cão, você quer um cão saudável, por isso a importância de comprar em um canil responsável e procurar criadores autorizados.

cão e tutor

Mas saiba que você não precisa se recusar a adotar cães surdos, eles são amorosos e divertidos assim como os outros cães. Apenas precisam se cuidados para evitar acidentes e um adestramento adequado.

Ainda assim você poderá se comunicar com ele e se divertir, e ter uma vida feliz com seus melhor amigo. Se você adquiriu um cão surdo, ou seu cão está perdendo a audição, não fique triste. Ele será tão feliz e amoroso quanto outros cães.