Consciência animal: Os animais tem consciência?

cão e gato

Muitas pessoas ainda afirmam que consciência animal não existe, isso não é lá muito novo. A gente entende que animais sentem dor, mas o que seria consciência? Como os animais não-humanos podem manifestar sua consciência?

Nós amamos cães e sabemos que eles sentem dor, amor, felicidade, ciúmes. Mas o debate vai além dos nossos peludos que já fazem parte da família. Entenda nesse artigo um pouco mais sobre consciência animal e como ela se aplica a sua vida e sua relação com cães e outros animais.

Consciência animal

Consciência animal

A própria definição de consciência não é algo muito estável. Muitos estudiosos entendem consciência como entender a sua própria existência. Ou também pode ser relacionada a sentir dor e outros sentimentos.

Pode-se afirmar que existe consciência animal? Na verdade sim. Os animais sentem dor, depressão, tristeza, alegria. A própria autoconsciência pode ser definida como autopreservação ou preocupação consigo mesmo. Algo que os animais manifestam.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre espiritualidade animal e saiba o que as religiões falam sobre cães e outros animais

Estudos

Consciência animal

Lá em 2013 cientistas se reuniram na Universidade de Cambridge e fizeram um manifesto alegando que existe consciência animal. Ou seja, animais não-humanos também tem consciência.

Eles declararam que várias espécies e todos os mamíferos, são animais conscientes. Eles levantaram a questão de que os animais não podem servir aos humanos, afinal são animais conscientes.

Trazendo a necessidade de uma relação mais decente entre humanos e animais, e condenando relações em que se trata os animais como inferiores. A ideia não é só que as pessoas parem de comer carne, mas que os testes em animais sejam extinguidos.

cão e gato

O neurocórtex foi o culpado de por muitos anos os seres humanos continuarem maltratando animais principalmente em experimentos. Mas foi comprovado que a ausência dessa área do cérebro não impede os animais de experimentarem sentimentos e de sentir afeto.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como cães podem deixar de confiar em pessoas que mentem

Cães tem consciência?

Sim! Os cães são animais extremamente inteligentes e empáticos. Seu cão já ficou triste ao te ver triste? Eles sentem dor, alegria, tristeza, vivenciam o luto e podem entrar em depressão. Não se pode afirmar se cães e gatos tem autoconsciência, já que eles não passam no teste do espelho, ou seja, não se reconhecem ao ver sua imagem no espelho.

Cuidados com a castração

Mas eles conseguem criar ligações de afeto. Experimentam sentimentos de amor e alegria e muitos outros sentimentos. Eles também são mamíferos e por isso se encaixam no manifesto de Cambridge, que diz que todos os mamíferos são seres conscientes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o mito da rivalidade entre cães e gatos

Outros animais

E não são só os nosso amados peludinhos. Outros animais também se encaixam na relação que afirma a existência de consciência animal. Alguns animais passam no teste do espelho e demonstram conseguir reconhecer sua própria imagem no espelho.

Consciência animal

São eles Chimpanzés, gorilas e orangotangos. Elefantes, golfinhos, orcas e alguns pássaros como o pega também se reconhecem no espelho. Os primatas também aprendem a língua de sinais.

Cavalos não apenas demonstraram que entendem emoções humanas como também se lembram delas e preferem as pessoas que esboçaram expressões positivas. Galinhas e ratos sentem empatia, eles ficam mal ao ver outro animal sofrer.

Raposas vermelhas sentem falta dos amigos assim como cães, gatos e elefantes vivenciam o luto e ficam depressivos. O mais importante é que todos eles sentem dor, assim como polvos, que chegaram a ser protegidos de pesquisas com exames invasivos no Reino Unido por esse motivo.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Como posso ajudar?

Dono abraçando cão

Se você quer fazer mais pelos animais, existem algumas coisas que se pode fazer. Não é todo mundo que vai querer ou conseguir se tornar vegetariano para não incentivar a indústria que maltrata animais.

Mas você pode, por exemplo, reduzir o consumo de carne, não consumindo todo dia. Um outro jeito muito bom de ajudar os animais é não comprando produtos testados em animais. E principalmente, sempre denuncie casos de maus tratos. Não apenas contra cães.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: