Entenda porque cafeína é veneno para cães

Assim como o chocolate, o café não é bem processado pelo organismo canino como o nosso é. Café em excesso não faz bem nem para os seres humanos, para os cães então é um veneno. Afinal de contas a cafeína acelera os batimentos cardíacos e provoca uma sensação de euforia nos cãezinhos.

Muitos cães chegam a ter convulsões e podem vir a falecer devido a aceleração cardíaca que o café provoca. Assim como o chocolate, depende da quantidade e frequência de café que você dá ao cão, mas o indicado é que isso nunca aconteça.

Outro grande mal é que geralmente os donos dão o finzinho do café que eles estavam tomando, café esse que provavelmente tem açúcar ou adoçante e também são maléficos para a saúde dos cães.

O costume
Muita gente vai dando pequenas porções de café para o cão e quando percebe está dando café diariamente para o cãozinho, e quando nota o cãozinho está viciado e não quer mais deixar de incomodar você durante as refeições, afinal, ele quer a porção de café diária dele.

Vale ressaltar que qualquer substância que contenha cafeína é um veneno para os cães, então se você costuma dar cafeína para ele é melhor parar. Lembre-se que a força de vontade deve vir de você.

Corte o mal pela raiz e pare de dar cafeína ao seu cão, se o bichinho fizer uma greve de fome para tentar conseguir o café, então você tem duas opções. Resistir e insistir que ele coma a ração dele.

Ou resistir e colocar uma minúscula porção de algo gostoso na comida só para dar o cheiro e fazê-lo ter vontade de comer. Uma boa opção é pegar bem pouca carne moída crua e misturar na ração. Lembre que você não quer viciá-lo em outra coisa, então não é para fazer sempre.

Tratamento de cães com sinais de envenenamento por cafeína
Sim, os cães podem ter um quadro de envenenamento por cafeína e como foi dito acima, podem chegar a morrer, então se o seu cão começou a passar mal depois de tomar café ou outra substância com cafeína, corra para o veterinário.

Um profissional capacitado vai induzir o vômito no seu cãozinho para que ele se livre o quanto antes da substância ruim. Dependendo do caso, pode ser necessário o uso de medicamentos para controlar a frequência cardíaca e pressão do cãozinho.

Fonte: WebCachorros

email
Deixe seu comentário: