Mimar o cão: Saiba como fazer isso corretamente

U Milena Costa    t 8 de janeiro de 2018


A maioria das pessoas se derretem quando veem um cachorro, e os tutores acabam se derretendo por seus peludos com frequência. Mas se mimar o cão demais é um grande problema, como fazer isso sem passar dos limites?

Nesse artigo você entende como mimar o cão de uma forma segura. Sem despertar comportamentos indesejados e mantendo seu cãozinho um animal feliz e equilibrado.

cão e dono

 Mimar o cão é ruim?

Quando uma criança recebe tudo o que quer na hora que quer, e nunca recebe um “não” ela acaba se tornando mimada. Crianças mimadas não obedecem, esperneiam até conseguirem o que querem e incomodam. Com os cães acontece a mesma coisa.

Não estamos comparando cães a crianças, apenas mostrando que assim como os pequenos, os cães precisam de educação. Muitas vezes o tutor começa a mimar o cão sem perceber, e acaba com um problema enorme.

cão e tutor

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Cães que recebem tudo o que querem quando exigem, se tornam mimados. Eles se recusam a obedecer, incomodam muito os donos e podem desenvolver desvios sérios de comportamento.

Agressividade

Falasse bastante sobre a agressividade gerada por maus tratos. Mas cães também podem se tornar agressivos por terem sido muito mimados demais. Isso por que começam a se sentir os donos da casa.

cão lambendo dono

Quando você dá um biscoito para o seu cachorro porque ele ficou latindo e pedindo, você reforça para ele q você é submisso a ele. Vale lembrar que cães, embora muito amorosos e carinhosos, ainda são animais. E animais usam a força em diversas situações.

Para evitar esse tipo de desvio de comportamento, é muito importante ser o líder do seu cão. Nunca dar o que ele quer após chorar, latir ou rosnar. O certo é sempre fazê-lo obedecer a uma ordem antes de dar algo. Mesmo que seja algo que você daria de todo jeito, como uma refeição, por exemplo.

Aproveite para conferir nosso artigos sobre linguagem corporal e facial dos cães

Carinho X Mimar

mimar o cão

Muita gente acha que mimar o cão e dar carinho é a mesma coisa. E até se incomodam quando dizem que mimar demais é algo negativo, por achar que estão dando carinho e amor, não é exatamente assim.

Carinho é algo que os cães amam e pode ser usado como recompensa, se você dá carinho em excesso e por qualquer motivo, ele pode sim perder o valor de troca que tem.

Mas não significa que você fazer um carinho no seu cão quando estão brincando, ou quando passa por ele, ou em outras situações, como no banho, seja algo negativo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer massagens relaxantes no seu cão

cão e dona

É muito possível dar carinho sem mimar o cão. O que muita gente acaba confundindo é carinho com petisco o tempo todo, carinho com deixar o cachorro fazer tudo o que quer. Confundem carinho com obedecer quando o cachorro manda a pessoa sair do sofá.

Nada disso é carinho, é recompensa, ser permissivo e reforçar que o cão lidera você.  Isso é mimar demais o cão, e são comportamentos errados do tutor que criam o desvio de comportamento do cão.

Como mimar o cão e impor limites?

Dá pra mimar seu cão sem criar esse monte de desvios de comportamento nele sim. Seu cachorro pode subir no sofá sem problema nenhum, desde que ele saia quando você mandar. Não tem problema nenhum em liderar seu cão, ele não vai te amar menos por isso, pelo contrário.

cão passeio

Cães são animais que precisam de líderes, é assim na matilha. Se você lidera seu cão, coloca limites e dá a ele uma rotina confortável. Coisas como dar carinho, fazer massagem antes de dormir e até colocar uma roupinha nele, nada disso será negativo. Se você for um bom líder.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Cães com tutores que os lideram chegam a ser até mais amorosos. Isso por que os cães amam seus líderes. Eles gostam de saber que está tudo bem e que podem ficar tranquilos, afinal alguém da matilha está tomando conta muito bem de tudo.

Artigos Relacionados


Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: