Por que cães olham fixamente ou não para os donos?

cães olham fixamente

Alguns cães olham fixamente para os donos e amam o contato visual, enquanto outros costumam desviar do olho no olho. Nesse artigo você aprende o que tudo isso significa, qual a atitude certa a se tomar. Como lidar com cães que tem medo do contato visual e muito mais sobre adestramento e para melhorar a sua relação com seu amigo peludo.

Significado do contato visual

Os cães no mundo selvagem aprendem que o contato visual significa briga, significa que o outro vai atacar. No mundo selvagem isso acontece e por isso muitos cães desviam o olhar, principalmente ao levar uma bronca.

O ato de desviar o olhar e evitar ao máximo o contato olho no olho significa que o cão está dizendo que não quer brigar. Os cães que piscam enquanto olham nos olhos dos humanos também estão dizendo que não querem briga.

ensinar o cão a esperar

Mas então por que alguns cães olham fixamente os donos? No mundo humano o olho no olho no geral significa um momento de carinho. Por isso os humanos tendem a olhar seus cães nos olhos.

Os cães que aprendem que geralmente o contato visual vem acompanhado de um petisco e de um carinho. Esses cães aprendem a lidar com o contato visual e cada vez mais olham fixamente seus tutores em busca de um momento positivo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher os brinquedos certos para deixar com seu cão sozinho

Os cães leem o rosto humano

Cuidados com a castração

Assim como foi explicado acima, os cães aprendem que o contato visual é positivo. Desde que o tutor costume dar carinho aliado ao ato de olhar nos olhos do peludo. Os cães leem muito bem as feições humanas e as associam a sentimentos e consequentemente ao que ele recebe com isso.

Quando você fica bravo por que seu cão roeu algo, por exemplo, geralmente o tutor olha nos olhos do cão, com um rosto de raiva e reclama. A bronca deixa o cão desconfortável e por isso ele associa sua cara de raiva a algo ruim.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como usar o enriquecimento ambiental para deixar o cão mais feliz

Se o tutor não costuma olhar nos olhos na hora de dar um carinho, na hora de fazer um agrado. Ou em outros momentos como passeio e banho. Se o tutor costuma olhar nos olhos do cãozinho apenas na hora da bronca, o cãozinho vai tender a desviar o olhar para evitar a bronca.

Exercite seu cão dentro de casa

Se, no entanto, o tutor costuma olhar nos olhos do cão em bons momentos. O peludo vai ter uma tendência maior a procurar o contato visual. Assim os cães olham fixamente para os tutores esperando algo bom acontecer.

Desenvolver o contato visual com filhotes

Se você tem um filhotinho em casa, é bom desenvolver o contato visual com ele. O primeiro passo é recompensar com amor sempre que ele te olhar nos olhos. Vale muito a pena tentar prolongar o tempo desse contato.

ensinar o cão a não pular

Na hora de prolongar esse contato visual, pisque os olhos para ele se sentir confortável. Petiscos também são bons aliados sempre que o filhote olhar nos seus olhos. Quando esse comportamento de olhar nos olhos for mais natural para ele. Pode ser bom inserir um comando como “foco”.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com cães agitados

Esse comando foco vai ser bom em diversas ocasiões. Se seu cão é de porte grande e vai ficar maior, vale a pena para ter mais obediência, o que vai ajudar em passeios e no equilíbrio emocional do peludo.

cão pedindo comida

O comando foco também pode ajudar se o cão se soltar da coleira. Ou para evitar que ele coma algo da rua. É sempre bom garantir que seu cão tenha o maior vínculo possível com você.

Lidar com cães com medo do contato visual

Como foi dito, alguns cães podem ter medo e evitar o contato visual. Se você acha legam quando os cães olham fixamente o tutor, e entendeu como é legal ter esse vínculo com o cão. Vale a pena ajudar seu cão a ficar mais tranquilo com isso.

cão feliz

Primeiro ensine seu cão a ficar mais tranquilo, massagens relaxantes e muito carinho ajudam. Mantenha a calma. Não vá de cara olhando fixamente pra ele. Com o tempo comece a olhar ele nos olhos durante as massagens e brincadeiras.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cuidados para levar seu cão na praia

Dar um petisquinho toda vez que ele te olhar nos olhos também é bom. Depois de um tempo ele vai começar a olhar voluntariamente. No início pode parecer algo bem tímido e até demorar. Mas quanto mais confiança você passar para ele, melhores serão os resultados.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: