Saiba como conseguir a atenção do seu cão

conseguir a atenção

Muitos tutores reclamam que o cão é tão agitado que não sabe como conseguir a atenção do cão. E isso pode mesmo acontecer. Às vezes o cão está tão feliz e excitado com algo que não consegue estar focado.

Por isso fica difícil conseguir ensinar comandos e até que o cãozinho obedeça algumas coisas. Então o ideal é aprender como conseguir a atenção do seu cão. Nesse artigo você aprende sobre como ensinar seu cão que estar focado em você é algo positivo.

Cães que pedem comida

Ajude o cão a estar calmo

A primeira coisa que você precisa fazer é ajudar seu cão a estar calmo. O cãozinho que não se exercita corretamente, que não faz todas as atividades que precisa. Ou que está entediado e sem coisas pra fazer não vai ficar calmo. Você não vai conseguir a atenção de um cão assim.

Isso por que o acumulo de energia dele vai deixa-lo ainda mais agitado. Então a dica principal é que antes de reclamar e querer resolver o problema rápido. Você desenvolva uma rotina para o seu cãozinho.

Com essa rotina, tendo hora para comer, brincar, brinquedos divertidos e interativos a disposição. Além de passeios diários, socialização e tudo que ele precisa. O cãozinho vai ficar mais calmo aos poucos.

passeio tranquilo

Outra dica é que o cão castrado tende a ser mais calmo. Isso por que boa parte da agitação dos cães muitas vezes vem dos hormônios. Além de ser muito saudável para o cão a castração ainda pode ajuda-lo a se concentrar mais em você. Então considere essa possibilidade.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados no verão com os cães

Recompense a atenção

O segundo passo é recompensar a atenção do seu cão. Você quer conseguir a atenção do cão. Então todas as vezes que estiver perto dele esteja munido de coisas que ele goste. Pode ser apenas dar carinho. Mas muitas o petisco ou até um brinquedo fazem mais efeito.

Assim sempre que o cão olhar para você dê uma recompensa. Esteja preparado e use o timing certo. Exatamente na hora que ele olhar dê um petisco. Ou jogue o brinquedo, ou sorria e faça um carinho nele falando palavras boas como “Muito bem –nome do cão-”, “Bom garoto”.

cão olhando para cima

A recompensa tem que ser exatamente na hora certa. Assim o cão vai passar a olhar cada vez mais para você. Comece aos poucos a olhar para ele e esperar que ele passe mais tempo olhando para você para dar a recompensa. Isso significa que o foco dele está aumentando e você vai conseguir a atenção do seu cão cada vez mais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados básicos com cães para quem nunca teve um

Adestramento com petisco

Existe uma técnica para adestramento com petisco para conseguir a atenção do cão. Para isso você vai precisar usar petisco. A maior dica para o uso do petisco é usar pedaços bem pequenos, isso aumenta o interesse do cãozinho.

Para conseguir a atenção do cão com essa técnica você deve antes de tudo ensiná-lo a sentar. Quando ele estiver sentado de frente para você, coloque o petisco na frente do seu rosto. Quando o cão continuar olhando para o seu rosto, dê a ele o petisco.

conseguir a atenção

Com o tempo comece a esticar uma das mãos segurando o petisco, se o cãozinho desviar o olhar pare e não o recompense. Comece novamente, vá esticando a mão com o petisco para o lado aos poucos enquanto olha para ele.

Sempre que o cão continuar olhando para seu rosto e não o petisco, recompense ele. Repita esse exercício várias vezes. Mas se o cão estiver muito agitado interrompa o exercício. Mas nunca o recompense se ele não tiver acertado.

Dica para conseguir a atenção do cão

Piso certo

Para conseguir a atenção do cão, uma dica é começar em um local sem estímulos. Ou seja, procure o local da casa sem outras pessoas. Longe de barulhos da rua e até de outros animais. Quando o cão começar a evoluir você pode começar a introduzir outros pequenos estímulos aos poucos.

Quando mais ele manter a atenção em você mais você deve recompensar ele. Assim ele vai conseguir se manter cada vez mais focado. O ideal é que você repita esses exercícios todos os dias. E no cotidiano sempre o recompense mesmo que apenas com um carinho quando ele der atenção a você voluntariamente.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: