Saiba como lidar com a queda de pelos dos cães

A queda de pelo dos cães é comum, todo tutor de um desses peludinhos sabe que a casa costuma ter pelos espalhados por causa do cãozinho, mas é bom entender porque os pelos caem, afinal nem sempre é por um motivo natural.

Causas da queda de pelos
A queda de pelos em cães é comum o ano todo com maior intensidade em períodos como verão e inverno, existem algumas raças que perdem menos pelos que as outras. Os cães com pelagem dupla perdem mais pelo que cães de outras raças. Essa é uma troca natural de pelos para adaptação da temperatura e renovação da pelagem.

Micoses, infecções, sarnas e alergias também causam a queda de pelos nos cães, deve-se observar se o cão está demonstrando irritação, se lambendo ou coçando-se excessivamente, pois nesses casos a causa da queda pode ser uma doença e será necessário levar o cão ao veterinário com urgência.

A alimentação que não esteja balanceada também pode ser uma das causas da queda de pelo, isso porque se o cão não estiver recebendo todos os nutrientes necessários corretamente a pelagem enfraquece. Fique atento, pois nesses casos a pelagem vai cair em excesso, leve seu cãozinho ao veterinário.

Como agir no caso de queda por doenças
Nesses casos o ideal é levar o cãozinho ao veterinário, se a queda de pelos vem acompanhada de coceira e irritação, se está caindo de forma desregular, causando buracos com menos pelos que o restante do corpo, ou se a queda é em grande quantidade em qualquer época do ano.

Em casos como os citados acima, a queda não é natural e deve ser relatada a um veterinário, que vai identificar a causa exata da queda de pelos e tratar o problema da forma correta. Não medique seu cão sem consultar o veterinário.

Como diminuir a queda no caso de queda natural
Se seu cãozinho tem a queda de pelos natural e não sofre de nenhuma doença, mas você deseja diminuir os pelos, então existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar essa queda de pelos.

Em primeiro lugar, é extremamente necessário dar banho no cão com a rotina correta, banhos bem dados a cada 15 dias, dar banhos com maior frequência vai aumentar a umidade corporal e promover a maior queda de pelos.

Alimentação correta diminui a queda de pelos, certifique-se de que seu cão está ingerindo todos os nutrientes necessários na ração e não dê muitos petiscos, a alimentação equilibrada deixa a pelagem mais forte e bonita.

Leve seu cão para tomar sol nos horários corretos. Muito sol em períodos da tarde não é indicado e pode causar feridas no cão, leve-o para passear no período da manhã, até as 8h da manhã. É um bom horário para o cão absorver vitamina D do sol de forma saudável.

Escove seu cão, isso promove o fortalecimento dos pelos e crescimento saudável dos pelos, além de reduzir a queda. Cães de pelagem dupla e pelo longo devem ser escovados com maior frequência, também é importante escolher a escova certa para a pelagem do seu cão.

Em último caso a tosa também ajuda na redução da queda de pelos, porém não é tão indicada. A pelagem tem a função de proteger a pele do cão, tome cuidado para não exagerar nem o excesso de corte da pelagem, nem na frequência que as tosas acontecem. Algumas raças não devem ter o pelo tosado, certifique-se que seu cão não é de uma dessas raças antes.

Por Milena Costa (WebCachorros)
Foto: Internet