Saiba como preparar a casa para a chegada de um cão

Muita coisa muda na casa quando resolvemos adotar ou comprar um cãozinho, é importante que muita coisa mude para que você possa garantir o bem estar e a segurança do seu cãozinho.

Nesse artigo vamos explicar sobre como agir para preparar sua casa para a chegada do novo amiguinho, seja ele filhote ou um cão adulto e poder deixar sua casa ótima para o dia a dia do cãozinho.

Separar o espaço do cão
Não é porque você resolveu deixar que seu cão ande livremente pela casa que você não vai separar um espaço para ele. Ele precisa de um espaço que seja dele em algum canto da casa, esse espaço deve ter o lugar onde ele dorme próximo aos potinhos de água e ração e mais afastado deve ficar o jornalzinho ou o tapetinho higiênico onde ele vai fazer suas necessidades.

Porque o canto de dormir e comer deve ficar afastado do lugar de fazer necessidades? Porque os cães não suportam fazer xixi e cocô próximo de onde eles vão comer e dormir e ninguém gosta dessa ideia. Não é mesmo? Portanto deixe o mais afastado que puder.

Utensílios essenciais
O mais essencial de tudo é o lugar onde seu cão vai dormir, a caminha dele, um cobertor pro caso de fazer frio. Os potinhos de água e comida. O local onde ele vai fazer as necessidades, jornais, tapetinho higiênico.

Brinquedos para filhotes ou cães adultos dependendo do tamanho do cão, que não devem ser de borracha, pois o cão pode despedaçar o brinquedo e engolir, também recomendamos que não se dê ossos de couro.

Comida
Se ligue na comida do seu novo cão, você precisa entender que na hora de dar comida pro seu cão ele já chega na sua casa se alimentando de ração sólida, por isso se informe sobre qual ração ele está comendo para alterar gradativamente a ração dele caso você deseje mudar.

Se desejar continuar na mesma ração é melhor, mas se precisar mudar então faça isso aos poucos para o organismo do seu cão se acostumar a nova ração ou alimentação natural, caso opte por ela, sempre com o acompanhamento de um veterinário.

Cuidados para ele não se machucar
Os cães amam investigar novos espaços, principalmente se você adquiriu um filhote, que são curiosos por natureza. Para evitar que seu cãozinho se machuque, usar aquelas tampas de tomadas para crianças é uma ótima ideia, pois pode evitar que ele coloque a língua e as unhas nas tomadas.

Fique atento aos objetos sobre os móveis, seu cãozinho pode esbarrar no móvel da sala e derrubar a TV, vindo a se machucar, ou ver algo interessante nela e tentar alcança-la derrubando-a sobre ele. Invista em um cabo para prender a TV a parede.

Evite deixar fios, cabos e aparelhos eletrônicos ao alcance dele, além de destruir, o cãozinho pode se machucar e até levar um choque, fique atento.

Acostumando o cão ao manuseio
A vantagem de um filhote é que eles são mais abertos às coisas novas por serem mais curiosos, um cão adulto geralmente é mais desconfiado com coisas novas, mas a vantagem de adotar um cão adulto é que tudo vai ser novo para ele na sua casa, então se você mostrar que tudo ali é divertido, ele possa ficar mais receptivo a coisas novas.

Acostume seu cão a escovação, ao manuseio das patas, da calda, das orelhas, ao uso de escova de dente. Tudo isso vai facilitar que você realize atividades necessárias posteriormente. Também é necessário acostumar o cão ao uso de coleira e guia mesmo em casa.

Fonte: WebCachorros

email
Deixe seu comentário: