Saiba mais detalhes sobre o sono dos cães

Muitos donos tem algumas dúvidas em relação ao sono dos seus cães. Alguns cães não dormem tão bem, outros fazem aquele escândalo básico chorando e uivando para não dormirem sozinhos, enquanto alguns donos não entendem muito bem se o cão deve passar a noite no escuro ou se é preciso deixar uma luz acessa.

Aqui vamos esclarecer algumas dessas situações e questionamentos e explicar como agir para que seu cão passe uma noite tranquila e para que você fique tranquilo também enquanto ele descansa.

Os cães enxergam no escuro?
Sim, não totalmente como algumas pessoas imaginam, mas lembra que depois de um tempo no escuro seus olhos começam a se acostumar e se você não estiver em um breu total você consegue enxergar algo?

Pois é, o mesmo acontece com os cães, a diferença é que eles possuem pupilas maiores, e retinas mais largas e conseguem enxergar no escuro de uma forma muito melhor que nós humanos.

Então aí vem a resposta para a dúvida de alguns donos, devo deixar uma luz acessa? Não! Além de enxergar bem no escuro, a luz que vem da rua para a casa já é suficiente para que a casa não fique em um breu total e assim eles podem assimilar essa situação a noite.

A diferença entre dia e noite é muito importante para o bem estar do sistema biológico dos cães. Confundir o organismo do cãozinho com uma luz acessa dentro de casa não é uma boa ideia. Com todas as luzes apagadas ele com certeza vai dormir bem melhor.

Cão que não consegue dormir bem
Isso acontece porque há algo errado com o organismo do cãozinho, se for a situação citada acima, e você deixar uma luz acessa pra ele dentro de casa, então é melhor começar a apagar desde agora.

Mas podem existir outros fatores. O cão pode não estar tendo a quantidade de passeios necessários ou não serem tão frequentes e dinâmicos quanto a energia dele precisa. Repense na alimentação e na rotina de exercícios e brincadeiras do cão, tudo deve estar equilibrado para que ele tenha um sono saudável.

Todo cãozinho chora no primeiro dia na casa nova, o que vai determinar se ele vai continuar fazendo barulhos como chorar e uivar para chamar a atenção, é a sua atitude a partir daquele dia.

É normal e até saudável deixar o cão dormir ao seu lado na primeira noite, afinal o filhote acabou de ser separado da mãe e dos irmãos e não está acostumado a dormir sozinho, dar um urso de pelúcia para ele é a melhor das saídas.

Mas fique atento na sua atitude a partir desse dia, se você deixa seu cãozinho dormir com você todas as noites, então ele nunca vai se acostumar a dormir sozinho, e isso é ruim. Afinal você nem sempre poderá estar lá.

Para mudar essa realidade primeiro comece com o dia, seu cão precisa ter atividades que o façam gastar a energia e tragam melhoria ao bem-estar dele. Ótimos passeios, muitas brincadeiras, alimentação regular e balanceada, tudo isso ajuda em uma boa noite de sono.

Se seu cão passa muito tempo dormindo durante o dia, enquanto você faz alguma atividade, tente inseri-lo mais no seu cotidiano, você parou pra ver TV? Chame ele pra brincar ao invés de o deixar dormindo, essas atitudes podem fazer com que o sistema biológico dele assimile melhor o dia e a noite, dia para atividades e noite para dormir.

A noite deixe na caminha dele tudo que o tranquilizar, uma pelúcia que ele goste, ou um cobertor que ele tenha, tudo para que ele se sinta mais confortável e tranquilo, além disso separe um espaço da casa que seja tranquilo e onde ele goste de ficar.

Fonte: Milena Costa / WebCachorros

email
Deixe seu comentário: