Saiba mais sobre a importância da hidratação do seu cão

Assim como com os humanos, muita coisa varia de cão para cão, alguns sentem mais sede que outros, e alguns esquecem de beber água. Nesse artigo você entende mais sobre o assunto e como isso pode interferir na saúde do seu cãozinho, além de dicas de como agir a respeito.

Quanta água é ideal o cão beber?
A maioria dos cães que bebem água em excesso são de grande e médio porte, isso porque os cães precisam beber uma média de meio litro de água para cada quilo por dia, assim um cão de 10 quilos vai precisar tomar cinco litros por dia, e um cão de 20 quilos vai precisar de 10 litros.




Parece muito mesmo, mas água não necessariamente tem q ser só a do potinho, cães que comam ração úmida ou alimentação natural também podem ingerir água através do alimento, até mesmo petiscos naturais como uma vagem cozida pode proporcionar água ao corpo do cão.

Outros fatores
Muitos fatores externos podem interferir na sede do seu cãozinho, assim cães mais ativos tendem a sentir mais sede e ingerir mais água, isso porque vão se cansar mais pois sempre que possível vão estar gastando energia brincando, e não tem problema nenhum nisso.

Cães que passeiam diariamente também ingerem mais água, pois a atividade física exige a ingestão de água. Cães que vivem em lugares mais quentes também tendem a sentir mais sede, devido ao sol e o clima.




Cães que comem comida da família, que recebem os restos do almoço ou o osso da carne que a família comeu, também vão apresentar mais sede que o natural, afinal eles estão ingerindo o sal e os temperos do alimento humano, e o corpo pede água para diluir melhor esses sódio a mais no corpo.

Malefícios da pouca ingestão de água e sinais
Infecções, problemas renais, problemas no fígado, febre, diarreia, são muitos os malefícios que seu cão pode apresentar por não estar ingerindo água corretamente, e um dos sinais de que algo está errado pode justamente ser a sede excessiva.

Cães diabéticos tendem a querer comer mais e tomar mais água, isso o fará engordar e urinar cada vez mais, se seu cãozinho não está bebendo água direito, ou se bebe muita água, é necessário procurar um veterinário nas duas situações.




Cães desidratados apresentam gengiva e língua secas, letargia e respiração ofegante mesmo sem ter realizado alguma atividade.

Veterinário
Se seu cão passou a ingerir mais água ou não está mais tomando água direito, é precisar procurar o veterinário para averiguar se existe algum problema, é possível que o comportamento em relação a água também mude com as estações do ano, então é só ficar atento.

Faça check up no seu cão ao menos uma vez ao ano, assim é possível estar sempre ciente de algum problema logo no início e evitar que seu cãozinho venha a sofrer com algum problema de saúde.




Como agir
O ideal é fornecer água sempre fresca e em abundância ao seu cãozinho, para que ele se hidrate corretamente, para os cães que esquecem de beber água ou que possuem alguma predisposição a problemas renais, uma ótima dica é espalhar potes de água pela casa, um em cada cômodo, para que ele não sinta preguiça de caminhar até o único pote.

Fornecer rações sem altos níveis de sódio e sem corantes vai evitar que seu cãozinho sofra de sede excessiva, procure sempre fornecer a ração mais equilibrada possível.

Fonte: Webcachorros
Foto: Internet

email
Deixe seu comentário: