Saiba o que ensinar primeiro ao seu filhote

filhote mordendo

Muitos tutores ficam perdidos sobre o que ensinar primeiro ao filhote. Sem muita informação pode ser realmente complicado descobrir como agir em relação ao filhote que acaba de chegar. Eles precisam aprender certas coisas, mas nem sempre o tutor sabe o que e como ensinar essas coisas ao filhote.

Por isso nesse artigo você aprende que ter um filhote em casa não é só festa e brincadeira. Entenda o que ensinar primeiro ao seu filhote. E assim tenha um cão adulto no futuro, muito mais tranquilo e um convívio muito mais fácil com ele.

Acostume ao manuseio

cortando a unha do cão

Os cães vão precisar ser manuseados ao longo da vida para diversas coisas. Banho, colocar guia para passeio, limpeza de orelhas, corte de unhas. E diversas outras coisas. Por isso, o ideal é acostumar o seu filhote a ser manuseado para no futuro ser tudo muito mais simples.

Você deve fazer isso dando petisco e enquanto mexe no cão. Mexa na orelha dele, já pode fazer uma limpeza ou simular, enquanto isso dê petisco. Depois simule corte de unhas, faça massagem e mexa nas patas, enquanto isso dê o petisco.

Também esfregue com as mãos abertas a pele do seu cão e até a cabeça. Tudo isso enquanto dá petisco. Assim o filhotinho vai aprendendo que quando mexem nele isso é bom. E ficará muito mais fácil no futuro fazer todos esses procedimentos que são frequentes.

Confira também nosso artigo sobre 5 motivos para contratar um dog walker

Ensine a passear

cão passeando

Quando bem novinhos os filhotes não passeiam, porém depois de um tempo eles vão precisar passear todos os dias. Por isso é importante que entre as coisa para ensinar primeiro, esteja o passeio.

Tente já ir acostumando seu cão mesmo filhotinho a guia e coleira ou peitoral. Coloque e deixe ele brincar com esses itens pela casa por alguns minutos. Faça isso todos os dias e com o tempo ele vai se acostumar.

Depois comece a andar com ele pela casa com a guia na mão. O peludinho vai morder e puxar, isso é normal. O ideal é que você não ande com ele enquanto ele faz essas coisas. Apenas quando ele estiver tranquilo e caminhar sem puxar ou morder a guia.

Esse processo vai precisar ser repetido diversas vezes, inclusive quando o peludo puder ir passear na rua. Só com muita repetição o cãozinho vai aprender como se deve ser o passeio. E a ficar mais tranquilo nessa atividade, mas fica mais fácil se você ensinar primeiro essas coisas quando ele ainda for bem novinho.

Ensine o senta e o fica

cão sentado

O senta e o fica são comandos básicos e podem ser muito úteis em diversas ocasiões. Como durante passeios, ou se cair um produto que pode ser tóxico ao cão no chão. Mandar o cão sentar e ficar pode ser a solução para diversas ocasiões.

Por isso ensinar primeiro o senta e o fica é muito indicado. Além de que ajuda a trabalhar o autocontrole do cão e o torna um animal mais tranquilo e equilibrado. Para ensinar o cão a sentar basta pegar um petisco bem pequeno e elevar sua mão acima da cabeça dele, e para trás até que ele sente. Quando o cão sentar você dá o petisco.

Repita isso diversas vezes e quando ele tiver aprendido a sentar insira a palavra “senta”. Com o tempo ele vai aprender apenas como o gesto de longe ou só a palavra e vai sentar rapidinho. Mas é preciso muita repetição.

O fica é um pouco mais difícil. Depois que ele aprender a sentar faça o cão sentar e estique a mão em sinal de pare na frente dele. No início use distancias menores, como dois passos para trás. Depois comece a se distanciar mais, e sempre diga “fica”. Quando acabar de dar a distância, faça sinal chamando com a mão e diga “vem”. Pode incluir o nome do peludo nessa frase.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados com cães no verão

Ensine a não morder

ensinar primeiro

E uma das coisas mais importantes é ensinar o cão a não morder. Ou seja, sempre que o filhote morder sua mão, retire-a sem fazer agitação e entregue o brinquedo. Quando o cão morder o brinquedo recompense-o.

Outra forma de ensinar o cão a não morder é ficando parado e usando a linguagem corporal canina. Os filhotes não sabem exatamente que a mordida deles machuca. Mas quando ficam muito agitados podem começar a latir e a morder pés e mãos.

Se o peludo fizer isso, levante-se para deixar as mãos longe dele, encolha o corpo e se incline para o lado. Desviando o olhar dele. Pela linguagem canina isso quer dizer que você não está gostando daquela interação e não quer interagir assim. Quando o cão se acalmar volte a brincar com ele oferecendo petiscos e brinquedos.

limpar o ambiente

Sempre que ele repetir esse comportamento faça isso. Com outros cães não dá muito certo, e o mais indicado no caso desses filhotes pode ser afastá-lo, deixando preso em outra área específica dele.

Ignore o cão totalmente e volte após 10 minutos para brincar novamente. Se ele continuar mordendo você repita a atitude. Com o tempo o filhote aprende que a brincadeira acaba quando ele morde e começa a parar de morder.

Sempre ofereça recompensas quando o cão estiver tranquilo, e tenha brinquedos divertidos para que ele possa direcionar as mordidas para o local certo. Afinal cães amam morder, pois é relaxante para eles, e eles precisam dessa atividade.

Fonte: Webcachorros

email
Deixe seu comentário: