Saiba o que fazer ao encontrar um cão perdido

Existem cães abandonados e cães perdidos, todos os cães merecem atenção e merecem ser retirados das ruas, mas nesse artigo vamos explicar como proceder no caso de encontrar um cão perdido, para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de procurar os tutores do cãozinho que certamente estão preocupados e procurando desesperadamente por ele.

Como saber se o cão está perdido ou foi abandonado?
A maioria dos cães perdidos estão bem cuidados, com pelos brilhantes e não parecem desnutridos nem estar com doenças, além de provavelmente possuir coleira. Os cães que se perderam há pouco tempo geralmente apresentam essas condições.

Mas eles também podem não apresenta-las, para descobrir se o cão está perdido ou não aproxime-se dele com cuidado e demonstrando tranquilidade para não assustá-lo. Verifique se ele está com coleira e se ela possui chapa de identificação.

Caso não possua então você vai precisar leva-lo a um veterinário para que ele descubra se o cão possui microchip de identificação. Para fazer isso leve-o para casa sempre tomando cuidado para que ele não se assuste e fuga, usar comida nessas horas é uma ótima ideia, já que o cãozinho provavelmente estará com fome.

E se não houver identificação nenhuma?
Nesses casos existem uma série de medidas a serem tomadas para tentar encontrar os donos do cãozinho. Antes de tudo cuide do cãozinho, leve-o para casa, alimente-o e dê bastante água, verifique se ele tem ferimentos, carrapatos ou pulgas, cuide como se fosse seu cão.

A segunda medida a ser tomada é fazer cartazes de “cão encontrado” coloque uma foto que mostre bem o cão para o dono ou alguém que conheça o cãozinho possa identifica-lo. Dê todas as características sobre tamanho, comportamento –se é dócil ou não- diga como a coleira é, caso ele use uma.

Também deixe seus dados de contato e onde encontrou o cão bem claros, para que o dono possa entrar em contato. Espalhe os cartazes pela região onde o encontrou e também divulgue na internet em grupos de animais perdidos.

Outra medida que pode ajudar é pedir as emissoras de tv local que divulguem a imagem do cão e seus contatos para que o dono possa encontra-lo. Ainda assim existe maior probabilidade da internet ser o meio mais rápido, mas não dispense nenhum dele, quanto mais, melhor.

O que fazer enquanto o dono não é encontrado?
Caso você não possa abrigar o cãozinho por muito tempo, verifique se alguma outra pessoa que conheça pode ficar com ele, caso ninguém tenha essa disponibilidade, você pode procurar um abrigo de cães.

Abrigos de cães também mantêm animais perdidos, e muitas vezes encontram lares provisórios para esses animais enquanto continuam procurando pelo tutor do cãozinho. Se você se preocupa com um cãozinho perdido então essas dicas com certeza vão te ajudar a ajudar algum cãozinho perdido.

Fonte: Milena Costa / WebCachorros

email
Deixe seu comentário: