Três formas de ajudar seu cachorro gordinho a perder peso

É difícil resistir à carinha de pidão que os cachorros sabem fazer tão bem e às vezes acabamos dando mais petiscos do que deveríamos para nossos filhotes de quatro patas.

Porém, isso pode acabar aumentando o peso do animal, que por sua vez pode afetar na saúde dele, pois obesidade pode acarretar diversas doenças.

Se o seu animal está mais fofinho e acima do peso, aproveite nossas três dicas para ajudar seu cãozinho a perder os quilinhos extras.




Antes de tudo, o ideal é levar o seu animal no veterinário para ter certeza de que ele está apenas gordinho e de que o aumento no peso não é decorrência de nenhum problema de saúde, pois algumas doenças podem causar ganho de peso. Se este for o caso do seu cão, o veterinário irá indicar o melhor tratamento para ele.

Agora, vamos às dicas:

1 – Sono e descanso de qualidade
Assim como os humanos, os cachorros também precisam ter um sono e um descanso de qualidade. Se eles não dormem direito, não descansam bem e sofrem estresses, isso poderá causar a liberação de hormônios relacionados ao estresse que podem, entre outras coisas, causar o aumento do peso do animal.




2 – Alimentação
É preciso ter atenção não só em relação a quantidade de comida que o cão ingere, mas na qualidade dos alimentos. É importante que o médico veterinário confira se o animal está comendo o suficiente para o seu gasto de energia e, principalmente, se a alimentação é saudável e indicada para o cachorro.




3 – Exercícios
É essencial que seu cão queime as calorias que ele consome diariamente. Se isso não acontece, ele irá engordar. Caminhadas, corridas e brincadeiras onde o cão precisar “buscar” um brinquedo que você joga, são ótimas dicas para ele gastar energias e até se livrar de estresses.

Aqui são algumas dicas, mas nós sempre orientamos que você converse com o médico veterinário do seu animal e que juntos encontrem a melhor forma de cuidar do seu cão, para que ele perca peso com saúde.

Fonte: Dr. Michel Selmer / I Heart Dogs
Foto: Internet

email
Deixe seu comentário: